quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Amazonastur lança ações para Parintins 2016

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lançou as ações que o órgão vai realizar para a preparação do receptivo do município visando o Festival Folclórico de Parintins do próximo ano. O lançamento ocorreu na última quarta-feira, 30 de outubro, no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT), na rua Jonathas Pedrosa, em Parintins, e contou com os representantes do trade local, do bumbá Caprichoso, do presidente e vice-presidente do Boi Garantido, além dos órgãos municipais e Sebrae-AM.

Além das ações de promoção do festival, que vai ter alcance nacional e internacional, os técnicos da Amazonastur apresentaram alguns projetos que o órgão pretende implementar no município durante o festival de 2016. “Estamos preparando o município para um novo momento. Não basta as duas agremiações realizarem uma linda festa, se os serviços, o 'look' da cidade e as atividades paralelas não estiverem acompanhando essa performance”, disse a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

De acordo com a titular da Amazonastur, não se pode trabalhar um festival do tamanho que é o de Parintins e a importância que ele tem para a Cultura do Estado em apenas três semanas antes. “Estamos juntos, Governo do Estado, via Amazonastur, Prefeitura de Parintins, parceiros locais e parceiros estaduais, tanto público quanto privado, para transformar a cidade do boi-bumbá mais acolhedora e mais colorida".

Entre os projetos apresentados aos participantes da reunião estão: a padronização dos tricocleiros; a pintura das fachadas das casas das principais ruas do município e o Parintins Radical, evento esportivo que vai reunir durante o período do evento pelo menos 100 atletas de alto nível em competições de paraquedismo, paraglider motorizado, slackline, crossfit, parkour, BMX, passeio ciclístico, espaços lutas MMA, wakeboard, wakeskate, SUP e kayak. “O objetivo do Parintins Radical é tirar as pessoas da ociosidade e levar a pratica esportiva durante o dia, além de oferecer opções de lazer ao turista e à comunidade local durante o Festival”, explicou Oreni.

Gastronomia - Outra ação que a Amazonastur pretende implementar na cidade é a Feira Gastronômica. “Vamos aproveitar o que já existe na área central da cidade e transformar aquele local em umafFeira padronizada e com qualidade na alimentação e no atendimento. Tornar um local (point) para os visitantes e para a própria comunidade”, finalizou.

Pesquisa - Durante a reunião, a Amazonastur apresentou o resultado da pesquisa socioeconômica realizada no Festival de Parintins deste ano, que apontou que o município recebeu 58.216, o que representou um crescimento de 3,16% em relação ao 2014, quando a Ilha recebeu 56.433.

No levantamento foram identificados os principais emissores de turistas para o Festival Folclórico. Nos últimos seis anos, permaneceu o predomínio de turistas oriundos de Manaus, que emitiu 44,27% dos turistas que participaram do Festival em 2015. Destaca-se ainda o Rio de Janeiro, o segundo principal emissor em 2015 com 5,73% dos turistas, com crescimento expressivo em relação ao ano anterior em que apenas 2,57% dos turistas vieram daquela cidade.

O Amazonas foi o principal Estado emissor em 2015, assim como nos demais anos, pois foi responsável por 55,67% dos turistas; outros Estados com destaque são o Pará (com 14,95% dos turistas), Rio de Janeiro (6,18% dos turistas) e São Paulo (4,14% dos turistas).

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